quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Espiritualidade da PJ

Na noite de Sábado,28 de setembro, os jovens foram chegando aos poucos aconchegaram-se e tiveram uma acolhida com as boas vindas do Coordenador da Forania,Marcos, que em seguida fez coordenou o momento de mística. Para desenvolver o tema sobre Espiritualidade, foi chamada Zeny (assessora que acompanha a forania).
Leia um pouco do tema desenvolvido pela assessora
“Algumas vezes, podemos mudar alguma coisa no mundo, Na maioria das vezes, é a nós mesmos que devemos mudar!” (I. Storniolo)
Espiritualidade
A palavra espiritualidade tem sua raiz na palavra ESPIRITO (ruah – em hebraico –Gn 2,7). Alguns desses conceitos merecem atenção maior. O teólogo Gustavo Gutierrez diz que: “A espiritualidade é um caminhar em liberdade segundo o Espírito de amor e de vida. A busca de Deus é na verdade, o sentido definitivo de toda a espiritualidade. Na raiz de toda espiritualidade existe uma experiência determinada, feita por pessoas concretas que vivem um tempo bem preciso, pois a espiritualidade é como água viva que surge do fundo da experiência de fé!” Galilea diz: “A espiritualidade é o conjunto de práticas e atitudes que manifestam a experiência de Deus (do Espírito Santo), numa pessoa, numa cultura, ou numa comunidade. É toda existência pessoal que põe em marcha existência pessoal e comunitária. Trata-se de um estilo de vida, dá unidade profunda ao nosso orar, nosso pensar e nosso agir”. O teólogo Leonardo Boff para fraseando Sua Santidade o Dalai-Lama diz: “Espiritualidade é aquilo que produz dentro de nós uma mudança. O ser humano é um ser de mudanças!”
D.Pedro Casaldáliga e José Maria Vigil dizem assim:
“A espiritualidade não se opõe à matéria nem ao corpo nem à história. “A espiritualidade de que a gente fala não acontece fora do mundo; vive-se aqui,” pé-no-chão”, no dia-a-dia da vida humana, trabalhadora, militante, de luta e festa, de vida e morte e de Vida! A espiritualidade de uma pessoa é o mais profundo de seu próprio ser: suas motivações maiores, seu ideal, sua mística de vida, a utopia que a dinamiza e empolga. Ter espírito e ter espiritualidade equivale praticamente. Espírito é substantivo concreto. Espiritualidade é substantivo abstrato. Sem oração (cristã) não há espiritualidade cristã. A espiritualidade é mais do que só oração, porque também é serviço, renúncia, luta contra a injustiça, promoção do Reino de Deus. Mas de nossa oração depende fundamentalmente nossa espiritualidade! A ação não é oração. O serviço não é oração. A luta pelo reino não é oração. A oração é oração. A Oração evidentemente se faz de muitos modos, mesmo sendo sempre uma comunicação com Deus vivo. A Espiritualidade está presente, pois, no meio daqueles que “andam no espírito” (Gal 5,16). Ninguém tem o monopólio do espírito! Também a espiritualidade se apresenta de tantos modos e tantos rostos!É tão diversa e tão significativa! Ela desafia toda rigidez! Contudo, é fundamental não extinguir o Espírito!”(Cfr. 1Ts 5,19). A espiritualidade cristã refere-se à vida de Deus em nós. Sua força envolve todas as dimensões da pessoa: pensar, sentir e agir. Nada fica fora do alcance do espírito de Deus! Jesus cristo, hoje nos convida a segui-lo, para ficar com Ele, aprendendo seus valores e jeito de ser. Depois, Ele nos envia. Ninguém o serve sem primeiro fazer uma verdadeira experiência de encontro espiritual. Eis alguns meios para que isso ocorra: * Experiência direta do Deus vivo * Escuta da Palavra de Deus, seja no livro da Escritura como no livro da vida. * Participação na Eucaristia e outras celebrações. * Oração freqüente como encontro afetivo com Deus. * Deixar-se conduzir pelo Espírito que precede a ação de evangelizador. * Doação de si no serviço aos demais.
Espiritualidade Cristã não é algo que se acrescenta qual um acessório à vida cristã, como se acrescenta o som ao equipamento dos carros. Espiritualidade cristã é o motor da vida cristã. É deixar-se impelir pelo Espírito de Deus, que impulsionava e inspirava a Jesus de Nazaré. Espiritualidade vem de Espírito. Tem espiritualidade quem tem o ESPÍRITO de Jesus, quem é movido pelo Espírito Santo. Tem espiritualidade cristã quem é movido pelo Espírito que movia o Cristo. A Espiritualidade é como água, que ao penetrar no chão de um jardim produz maravilhas. Espiritualidade é, pois, essa força interior, seiva santa, construtora de pessoas integras e motivadora de ações geradoras de vida para todos.
Características de uma Espiritualidade cristã para jovens.
Cristocêntrica: Centrada no seguimento de Jesus, amigo e companheiro de caminho. “Encontro pessoal do jovem com Jesus Cristo, vivo e presente na nossa vida e na história”. Adesão à pessoa de Jesus e ao projeto do reino. Só Jesus é a autêntica resposta para as diversas inquietações do jovem e o fundamento de sua Espiritualidade! Mariana: Maria é a primeira a se compreender com a pessoa e o projeto de Jesus. É Virgem e Mãe! Modelo de vida para os jovens comprometidos pela sua fidelidade, disponibilidade e entrega. Comunitária e eclesial: Um elemento fundamental, na vida do jovem, é o grupo. Nele identifica-se com outros, partilha experiências e sonhos. Aos poucos, o próprio grupo o abre para um grupo maior: a Igreja. Deus revela-se, no ministério Trinitário, como comunitário. Perfeita comunidade. Seguir Jesus é uma experiência desenvolvida fundamentalmente dentro da igreja. A igreja é o lugar do encontro sacramental com o Senhor vivo e Ressuscitado. Vivemos em comum-unidade: “Unidos na caridade, na doutrina, na oração e na partilha” (Cfr. At 2,42-47).Seguir Jesus é uma opção pessoal, mas dentro de um projeto comunitário. Somos povo de Deus: “Onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles” (Mt 18,20). Leiga e Missionária: A experiência do Espírito, vivida nos grupos e comunidades, leva o jovem a servir os outros, descobrindo sua vocação missionária. O seguimento de Jesus traduz-se, evidentemente, em missão. Encarnada e Libertadora: Desde que o Filho de Deus se fez homem, toda a realidade humana ficou impregnada da sua presença. Não podemos separar fé e vida! Nossa Espiritualidade deve ser vivida dentro das realidades concretas do jovem: família, trabalho, escola, igreja... Esta presença não é a passividade de quem escuta, recebe e vai junto, mas participação nas decisões, organização e ação da comunidade. É comprometida e encarnada! Não é possível uma Espiritualidade verdadeira sem mergulhar, como Jesus fez na realidade do povo e lutar, junto com este povo, pela sua libertação. Participação ativa na igreja e na sociedade, na liturgia e na política. Uma espiritualidade encarnada é: Histórica, inculturada e comprometida com os pobres e marginalizados. Orante: Valorizar momentos privilegiados de oração pessoal e comunitária. A liturgia e as celebrações expressam a Espiritualidade que nos anima, e também, alimenta. Ninguém pode chamar Deus de “Pai Nosso” se não tem todos os outros como irmãos! Todos somos pequenos e necessitados diante de Deus! Nossas aos estão sempre vazias quando não carregadas de angústias e esperanças, lutas e fraquezas de um povo que se encontra esperançoso com o Deus da vida. Valorizar a oração de discernimento para tomar decisões evangélicas na própria vida
Celebrativa: A alegria da juventude manifesta-se no celebrativo da vida no Espírito, não como fuga, mas como festa inspirada na vitória Pascal. São possíveis expressões: encontros, festas, liturgias, caminhadas...etc, de acordo com as necessidades das Comunidades.

Metodologia usada pela assessora

No primeiro momento a assessora pediu que lessem o Gn.2,7 e cochichassem em dupla o que entenderam na leitura diante do tema abordado em seguida fez a partilha a partir do cochicho.

No segundo momento ela distribuiu tarjas com palavras chaves daquilo que fala alguns estudiosos sobre o que é Espiritualidade, em seguida pediu para que explicassem o que estava escrito de acordo com o entendimento da leitura, fazendo ela também algumas considerações.

No terceiro momento ela destacou os meios para se ter e buscar espiritualidade e as caracteristicas de uma espiritualidade cristã.

Aproveite este texto e utilize em seu grupo e ou comunidade.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário