domingo, 31 de julho de 2011

Carta de apoio ao Grito dos Excluídos

Brasília, 12 de julho de 2011.




Carta de apoio ao Grito dos Excluídos



Irmãos e Irmãs!



A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz - CNBB manifesta seu apoio ao Grito dos Excluídos Nacional, que se realiza em todos os Estados do nosso País, por ocasião das comemorações do dia da independência do Brasil.

O Grito dos Excluídos é um espaço democrático de mobilização popular nacional na Semana da Pátria, buscando construir um projeto popular para o Brasil. Neste ano tem como tema: Pela vida grita a terra... Por Direitos, todos nós!

Com os excluídos este evento pretende mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumir o protagonismo na construção de alternativas que tragam a eles esperança e perspectivas de vida para as comunidades locais; promover a pluralidade e igualdade de direitos, bem como o respeito nas relações de gênero, raça e etnia; denunciar todas as formas de injustiça que, em nosso país, causam a destruição e a precarização da vida do povo e do Planeta.



Diante de situações de exclusão, Jesus defende os direitos dos fracos e o direito a uma vida digna para todo o ser humano. O compromisso com esta causa nos compromete no esforço de superação da exclusão em nosso país, participando da construção de uma sociedade justa, solidária e de cuidado da vida do planeta e do ser humana.





Dom Guilherme Werlang

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para

O Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz



quarta-feira, 20 de julho de 2011

Não esqueça: entre em contato até o dia 25/07/2011 para maiores informações.

sábado, 16 de julho de 2011

Programa TV Nazaré



A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de São Luis agradece a todas as pessoas que contribuiram conosco para o sucesso deste programa.



Para que ele seja cada vez mais enriquecedor convida você para participar da Comissão de Comunicação da PJ.



Venha participar conosco !



Caso queira divulgar e informar eventos/ atividades o espaço está disponível para seu grupo

sexta-feira, 8 de julho de 2011

4º Encontro Estadual de Base da PJ do Maranhão

Diocese de Coroatá sedia 4º Encontro Estadual de Base da PJ do Maranhão




Será realizado entre os dias 8 a 10 de julho, na cidade de Coroatá, o 4º Encontro Estadual de Base da PJ do Maranhão, com o tema “PJ: Profetismo e Missão” e lema “Jovens na trilha do processo de educação na fé”. O encontro tem o objetivo de olhar para a experiência dos grupos a partir das primeiras comunidades valorizando seus atos e sua missão junto aos/às jovens e adolescentes maranhenses apresentando Jesus Cristo como modelo de vida e missão.



O encontro contará com três grandes plenárias para troca de experiências da vida dos grupos de base e mantendo a tradição terá um momento de missão dos/as jovens, que neste encontro está sendo chamado de acampamento missionário.



Contará com a presença do bispo responsável pela juventude no Maranhão e membro da Comissão Episcopal Pastoral da Juventude (CNBB), Dom Vilssom Basso, e com a assessoria do Pe. Wander Torres, da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ.



Cada uma das doze dioceses do Regional Nordeste 5 (Maranhão) terá direito a enviar cinqüenta jovens dos grupos de Pastoral da Juventude, sendo que é permitida também a participação de jovens de outras pastorais ou movimentos juvenis da Igreja.



O Encontro Estadual de Base se propõe a reunir os grupos de jovens do Maranhão, através de seus representantes para uma troca de experiências viva e efetiva na construção de uma juventude protagonista de sua própria história. O mesmo anima a caminhada dos grupos no Maranhão desde 2002, como pode ser conferido nesta memória.


Fonte: Secretaria Regional da PJ



Encontros Estaduais de Base da PJ do Maranhão

Memória dos Encontros Estaduais de Base da PJ do Maranhão




1º Encontro Estadual da PJ



• Tema: “Nossos grupos: alimento dos sonhos, construção do novo, eis a nossa missão!”

• Data: 7 a 9 de junho de 2002.

• Cidade: Santa Inês



O encontro contou com a participação de cerca de 600 jovens, que refletiram sobre a formação, a ação e a espiritualidade da PJ, com assessoria do então secretário nacional da PJB, Clemildo Sá, do Pe. Vilsom Basso e de Lourdes Silva (Pastoral da Comunicação – CNBB/NE 5). Na manhã do dia 9, os/as jovens realizaram a bonita experiência da missão nas comunidades adjacentes ao local do encontro (colégio CAIC) e encerraram o mesmo com uma romaria até a cidade de Pindaré-Mirim, distante 10 km de Santa Inês, fazendo memória da 1ª Romaria da Juventude realizada em 1992 no trajeto inverso. Vale observar que o mesmo se chamava “Encontro Estadual da PJ”.



2º Encontro Estadual de Base



• Tema: “Base organizada, PJ transformada”

• Lema: “A PJ em ação com a base em missão”

• Data: 15 a 17 de julho de 2005.

• Cidade: São Luís



O evento, que passa a se chamar Encontro Estadual de Base, refletiu sobre a organização dos grupos de base e objetivou envolver as bases na caminhada do regional; motivar as bases na sua caminhada como PJ; trocar experiências e vivenciar um momento forte dentro da identidade da PJ e do ser cristão. A reflexão se deu através de doze oficinas temáticas nas quais os/as cerca de 450 jovens participaram. Na manhã do dia 17 os/as participantes se deslocaram do colégio Marista para fazerem a experiência da missão em dez comunidades da paróquia do Anil, onde a PJ de São Luís havia realizado a sua 2ª Missão Jovem um ano antes. De lá seguiram em romaria até a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, onde foram feitos o encerramento do encontro e o envio dos/as jovens para suas dioceses.



3º Encontro Estadual de Base



• Tema: “Evangelização da Juventude”

• Lema: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho” (Mc 16,15)

• Data: 18 a 20 de julho de 2008.

• Cidade: Imperatriz



O encontro aconteceu na paróquia Cristo Salvador e as reflexões aconteceram a partir de várias oficinas temáticas, como Missão Jovem, Afetividade e Sexualidade, História da PJ, Políticas Públicas, Biodança, Dinâmicas, entre outras. Na manhã do último dia os/as jovens realizaram uma mini-Missão Jovem que se encerrou com uma concentração na Praça de Fátima, de onde os/as jovens realizaram uma grande caminhada de volta à paróquia Cristo Salvador, onde foi realizada a Celebração Eucarística de encerramento do Encontro. O mesmo contou com a presença e assessoria de Raquel Pullita, que fazia parte da Comissão Nacional de Assessores/as da PJ, e de Hildete Emanuele, então Secretária Nacional da PJ. A noite cultural contou com o lançamento do primeiro CD da banda Flor de Mandacaru, composta por jovens pejoteiros/as da cidade de Imperatriz.







Joilson José Costa

Fonte: Livro “Fincando o pé e fazendo história – 20 anos da PJ na Arquidiocese de São Luís”