domingo, 1 de fevereiro de 2015

Jovens Unidos Seguidores de Cristo - Uma história de vida

Lembrar o passado é trazer presente acontecimentos
que nos ajudam a construir uma História de vida capaz transformar,
primeiro a nós mesmos e depois a condição existente ao nosso redor.

Uma Catequista chamada Marinilde Rêgo Dourado, na época 1989, convocou vários adolescentes e jovens a fim de iniciar um novo grupo na comunidade São Francisco de Assis – Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Lembro-me como se fosse hoje do convite que recebi para participar do grupo Jovens Unidos Seguidores de Cristo (JUSC).
O chamado foi aceito por vários adolescentes e jovens, e lá eu estava tímida e acanhada, pois, apenas com catorze anos, tudo era novo na minha vida, mas logo abri um sorriso no rosto, me apaixonei pela proposta sugerida a nós naquela linda iniciativa. Não demorou para que Marinilde se afastasse de nós, mas já entusiasmados no processo vivido e com as ações que fazíamos, fomos em direção a novos desejos.
Nossa identidade, Pastoral da Juventude, era marcante e mesmo com dificuldades nossas ações eram cheias de vitórias, éramos jovens da periferia, sonhadores, felizes, corajosos, entusiasmados, resistentes e ativos na igreja. Fazíamos sempre campanhas beneficentes de arrecadação de alimentos para doar às famílias carentes. De casa em casa fomos a vários bairros, devoramos quilômetros debaixo de sol escaldante, mas na chegada à igreja, mesmo com fome, a alegria era geral, lembro-me que cansados nos dirigíamos a casa de Wagner, um componente do grupo que morava na mesma rua da igreja e lá a fome era saciada com uma gostosa farofa de ovo, a luta era constante para atingir nossos objetivos, era preciso nos fortalecer, aí a Espiritualidade nos conduzia a uma nova fortaleza. Na semana santa era o JUSC que fazia, após a via-sacra nas ruas do bairro, um momento riquíssimo de oração e jejum.
Os retiros, os torneios, os passeios, a festa dos namorados tudo regado nos anseios de engajamentos e mudanças. No São João, como forma de animar os jovens do bairro e trazê-los a igreja, foi criada a quadrilha Alternativa, uma inovação que chegou a mais de cem pares, nos arraiais muitos ficavam de fora pela quantidade de jovens incluídos. Nosso grupo foi um sonho que se tornou realidade a partir de seu nascimento, ele cresceu na fé, na luta e na transformação, plantamos várias sementes, construímos uma História de vida, no entanto ele morreu para que novas vidas germinassem.
Hoje estamos em muitos lugares: associações, instituições, entidades filantrópicas, partidos políticos, igrejas, empresas, enfim, somos cristãos, somos profissionais, somos voluntários com valores inabaláveis adquiridos na família JUSC, seguimos escrevendo uma nova História, pois quem sabe faz a hora não espera acontecer.

Nosso grupo: Batista, Francisca, Flor de Maria (Neca), Wagner (Bicudo), Wagner Ferreira, Junior, Maria do Bom Parto, Kleyton Reis, Silvana Lisboa, Zeny Pinheiro.


#juscnahistoriados30anosdapjsaoluis#

Nenhum comentário:

Postar um comentário